quarta-feira, 16 de abril de 2014

Promob Lite & Texturas!

Muitas vezes a questão do render no promob lite não está ligada apenas na iluminação do projeto e sim na questão de texturas.

Para se obter uma boa renderização, é preciso dar vida a textura aplicada nos objetos do projeto. 

O primeiro passo é quase nunca usar as texturas de dentro do promob, a não ser os vidros e espelhos. No mais é preciso sempre usar textura externa, mas antes é preciso “limpar” as propriedades do objeto.

E como limpamos isso??? É simples... basta antes de aplicar sua textura externa, aplicar primeiro a “cor 000” do promob, conforme mostra a imagem a seguir. Podemos ver que nesse projeto temos dois render com a mesma textura nas almofadas, porém a imagem da esquerda foi aplicada a textura diretamente em cima das almofadas, conforme elas estavam no projeto, pode se observar que o render na parte das almofadas está mais escuro e sem vida.

(clique na imagem para abrir em alta resolução)

Já na imagem da direito se tem um render com as almofadas mais “vivas” digamos assim, mais detalhada, mais clara... neste projeto antes de colocar a textura externa foi aplicada a “cor 000” do próprio promob, para assim digamos limpar as propriedades anteriores e aí depois aplicamos a textura externa, dessa maneira obtemos um render mais nítido. (Clique na imagem para abrir em alta resolução)

O mesmo se faz no promob lite para se obter por exemplo o brilho em granitos e mármores, eu aplico primeiro a textura de porcelanato e depois pego uma textura externa de granito e aplico na geometria, o promob vai gravar a última textura usada na peça e utilizar suas propriedades, o resultado será um render com o brilho no granito. 

A principio essa dica se aplica ao promob lite, mas acredito que dá para seguir a mesma técnica com promob studio e arch, sem o render up.

Espero que tenham entendido e gostado da dica!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário