sexta-feira, 27 de maio de 2011

TRABALHO EM EQUIPE

Hoje vou falar um pouco de trabalho em equipe.
No mundo de hoje, onde cada vez mais as pessoas estão preocupadas com o próprio umbigo, onde cada vez mais as pessoas só pensam em si mesmo, tentando tirar proveito das situações como melhor lhe convir, sem importar com os outros... Pois é gente, essa é a realidade do nosso mundo.
Por isso é difícil, muito difícil achar empresas, lojas, pessoas que trabalham em equipe.
O trabalho em equipe é fundamental para o crescimento profissional e o crescimento da empresa, onde um ajuda o outro, onde um passa seus conhecimentos para o outro, onde se aprende junto, onde se compartilha os erros, onde se comemora uma vitória.
Cada membro de uma equipe é peça fundamental no trabalho a se realizar.
Numa construção, por exemplo, todos têm que executar sua tarefa com muita responsabilidade e competência, desde o engenheiro, o arquiteto, o mestre de obras e o mais humilde pedreiro são importantes para atingir um bom resultado no final da construção.
Um tijolo mal colocado, uma viga mal feita pode ocasionar sérios danos na construção e por isso o trabalho em equipe é fundamental para se atingir um bom resultado, aonde um vai passando sua experiência, seu conhecimento... Talvez o engenheiro possa ter falhado no projeto de uma viga, mas se o mestre de obras apontar o erro e juntos melhorar com certeza tudo dará certo, agora se cada um apenas se concentrar em sua tarefa, sem se importar com o resultado final, com certeza todos da “equipe” sairão perdendo e não só o engenheiro que errou no projeto.
No mundo de projetos de interiores é a mesma coisa, trocar idéias com seu colega de trabalho, com o montador... Te fazem crescer, é preciso esse trabalho em equipe para as coisas darem certo.
Porém o problema é justamente esse: achar uma boa equipe.
Quando se contrata um funcionário novo, a maioria das pessoas tende a se esquivar do novo integrante do grupo, tem medo de passar os trabalhos, a rotina da empresa, pois temem serem substituídos... Isso é mais comum do que imaginamos, e nessa onda de mesquinharia, cada um vai fazendo seu próprio trabalho, sem se importar com o resultado final.
Se você quer realmente crescer é preciso permitir que outros cresçam com você para lhe dar sustentação. Quando uma pessoa cai, muitos caem com ela, mas quando alguém se levanta muitos se levantam também!
Bom final de semana a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário