sexta-feira, 29 de abril de 2011

HUMILDADE x orgulho ....

Vocês já devem ter ouvido falar na palavra humildade né?

Uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e ajudar os outros, a verdadeira humildade é firme, segura e jamais compartilha hipocrisia.
A humildade é a mais nobre de todas as virtudes.

O contrário da humildade é o orgulho, porque o orgulhoso nega tudo que a humildade defende. O orgulhosos se acha superior e se esconde atrás da falsa humildade ou da tola vaidade.

Alguns exemplos:

Quando por exemplo uma pessoa humilde comete um erro, diz "eu errei", pois sua intenção é aprender e crescer. Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz "não foi minha culpa", porque se acha superior e não admite errar nunca.

Uma pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e pendências. Uma pessoa humilde se compromete e realiza.

Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita. Uma pessoa humilde diz "sou bom, mas não tão bom como gostaria de ser". A pessoa humilde respeita seus superiores e trata de aprender com todo mundo, a orgulhosa resiste aos superiores e está sempre procurando defeitos.

O humilde sempre faz algo a mais, além da sua obrigação, o orgulhoso não colabora e sempre diz "eu faço meu trabalho". Uma pessoa humilde aceita quando alguém mostra uma maneira diferente de se fazer um trabalho, um lado mais fácil, digamos assim... a pessoa orgulhosa diz " sempre fiz assim e não vou mudar".

A pessoa humilde compartilha suas exeperiências com colegas e amigos, o orgulhoso, guarda para si, pois tem medo da concorrência. A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humilde está sempre disposta a ouvir opiniões e usar as melhores.

Uma pessoa humilde defende as idéias que acha nobre, sem se importar de quem elas vem, a pessoa orgulhosa defende sempre as suas idéias, não porque acredita nelas, mas porque são suas.

Enfim, como pode se perceber, o orgulho impede a evolução das pessoas e a humildade é a chave que abre as portas da perfeição.

Você sabe porque o mar é tão grande? Tão poderoso???

É porque ele foi humilde o bastante para se colocar alguns centímetros abaixo de todos os rios, sabendo receber, se tornou grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha e provavelmente estaria isolado.

Pense nisso, e tenha um ótimo final de semana!!! J

Nenhum comentário:

Postar um comentário